Todo material publicado no blog Literatura2pontos deve ser compartilhado.

[PROSA_Oficina de textos_UFMG 2011] Salinha para resolução de questões abertas de Literatura (vestibular UFMG 2011) . Informações: emaildoaloisio@yahoo.com.br

29 de outubro de 2006

Caso do vestido (Drummond) e Mito de Penélope

Link para o poema "Caso do vestido", de Carlos Drummond de Andrade :

http://www.casadobruxo.com.br/poesia/c/drumond48.htm


Mito de Penélope

Na mitologia grega, Penélope (Πηνελόπη) é a esposa de Ulisses. Ela aguarda por ele durante todo o seu retorno da Guerra de Tróia, narrado na Odisséia, de Homero.
Enquanto Ulisses guerreava em altos mares, o pai de Penélope, sugeriu que sua filha se casasse novamente. Ela, uma mulher apaixonada e fiel por seu marido, decidiu que o esperaria até a sua volta. Diante da insistência de seu pai, para não desagradá-lo, Penélope resolveu aceitar a corte dos pretendentes à sua mão, mas com uma condição: casaria somente após terminar de tecer uma colcha.
E assim fez. De manhã aos olhos de todos, Penélope tecia a colcha, de noite ela desmanchava, e foi assim até uma de suas servas descobrir a mentira e contar toda a verdade. Então ela teve outra idéia e fez a proposta para seu pai e para seus pretendentes: o homem que conseguisse atirar uma flecha como Ulisses poderia se casar com ela. E foi assim que nenhum pretendente conseguiu, até o dia em que um mendigo pediu para tentar atirar e conseguiu. No mesmo instante, Penélope reconheceu seu amado marido Ulisses.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Imagem:JohnWilliamWaterhouse-PenelopeandtheSuitors%281912%29.jpg

Um comentário:

Anônimo disse...

Blz fessor gostei da aula dos livros da ufop q vc deu la no soma e com os resumos q tinha aki no site ajudaram mto lah, mas agora, estou precisando dos livros q vao cair em Viçosa vc poderia disponibilizar um resumo legal no site ou ate me mandar por e-mail...fer_hsa@yahoo.com.br aguardo respostas.
So um comentario aparte o blog ta mto massa...