Todo material publicado no blog Literatura2pontos deve ser compartilhado.

[PROSA_Oficina de textos_UFMG 2011] Salinha para resolução de questões abertas de Literatura (vestibular UFMG 2011) . Informações: emaildoaloisio@yahoo.com.br

18 de novembro de 2006

“A hora e a vez de Augusto Matraga” e “Duelo”, extraídos de Sagarana, de G. Rosa

“A hora e a vez de Augusto Matraga” e “Duelo”, extraídos de Sagarana, de G. Rosa
(Material copiado descaradamente da internet, modificado, editado e transformado. Viva o Ctrl+C + Ctrl+V !)


Sagarana: Neste livro, um conjunto de sagas - histórias épicas, folclóricas, de amor, mistério e aventura – Rosa universaliza o sertão, mistura o popular e o erudito, fecunda de vida o mundo primitivo e mágico dos Gerais. As estórias desembocam sempre numa alegoria e o desenrolar dos fatos prende-se a um sentido ou "moral", à maneira das fábulas. As epígrafes que encabeçam cada conto condensam sugestivamente a narrativa e são tomadas da tradição mineira , dos provérbios e cantigas do sertão.


A onisciência do narrador dos contos em terceira pessoa, como “Duelo” e “A hora e vez de Augusto Matraga”, é propositalmente relativizada, dando voz própria e encantamento às narrativas e acentuando sua dimensão mítica e poética.

A travessia, a superação de obstáculos por ocultos caminhos é uma imagem freqüente em Guimarães Rosa, como também a presença de forças mágicas, da natureza, atuando sobre o mundo e mostrando as possibilidades de os fracos se tornarem fortes, de se saber uma vida no resumo exemplar de apenas um dia.

Ø Em Sagarana, “não é a linguagem que se acomoda à realidade, mas a realidade que se transforma em linguagem”.
(Utilização de metáforas, rimas, aliterações, assonâncias = prosa poética)


Duelo

Turíbio todo, ex-seleiro de profissão, foi pescar e avisou a mulher, Dona Silivana, que pernoitaria na casa do primo Lucrécio, no Dêcámão, para tentar o pesqueiro das Quatorze Cruzes. Teve má sorte e mudou de idéia, voltou no mesmo dia, deparando com a esposa em amores com o ex-militar Cassiano Gomes, de grande pontaria e notável habilidade com as armas.

Fingiu então que não voltara. Retornou na manhã seguinte, preparou uma viagem, e, no outro dia, foi espreitar a casa de Cassiano Gomes. Meteu-lhe, pelas costas, um balaço na nuca. Soube depois que o alvejado era Levindo Gomes, irmão de Cassiano e com ele muito parecido. Sua viagem programada tornou-se fuga, porque Cassiano Gomes, logo após o enterro do irmão inocente, pôs-se em busca da vingança. Turíbio, então, passa de perseguidor a perseguido e, embora ao alvejar o homem errado tenha demonstrado incompetência, consegue escapar às perseguições de Cassiano, querendo cansá-lo. O militar sofria do coração e, com o esforço da perseguição, poderia encontrar a morte, por causa da doença.

Após cinco meses e meio de fuga cansativa, Turíbio Todo atravessa o Paraopeba e vai para São Paulo. Cassiano não atravessa o rio e retorna para a Vista Alegre, onde reencontra com a mulher do perseguido. Descansa, consulta um boticário, de quem sabe da precariedade do coração, e apressa o recomeço da caçada. Faz, porém, repouso involuntário no Mosquito, um povoado perdido e longe de toda parte.

Na beira da morte auxilia o capiauzinho Timpim Vinte-e-um, que, por agradecimento, jura cumprir sua vingança. Dona Silivana envia a Turíbio Todo a notícia da morte do ex-amante. Quando de volta, dono da vitória e com planos de levar a mulher para a cidade, Timpim Vinte-e-um o liquida, contra a própria vontade, com uma garrucha de dois canos. A vingança de Cassiano se completa pelas mãos de um capiau, que, de acordo com o que prometera ao militar, em seu leito de morte, encontra Turíbio e inesperadamente o mata.

Alegoria do destino: enquanto os dois se perdem na busca de um fim, algo superior a ambos dispõe o contrário.


A hora e vez de Augusto Matraga

Pela estrutura narrativa, pela riqueza de sua simbologia e pelo tratamento exemplar concedido à luta entre o bem e o mal e às angústias que essa luta provoca em cada homem durante toda a vida , este conto é considerado o mais importante de Sagarana.

Augusto Matraga é um fazendeiro violento e beberrão, criador de casos e boêmio, que não respeita as pessoas nem a família. É o maior valentão de todo o lugar, gosta de briga e de deboche, tira as namoradas e mulheres de outros, não se preocupa nem com sua mulher nem com sua filha e deixa sua fazenda arruinar-se. Sua esposa, Dionóra, suporta-o pelo medo que tem da reação do marido se tentar se separar. A filha, por sua vez, não consegue entender por que o pai age dessa maneira.

A mudança na vida de Matraga vem depois de uma emboscada que sofre, pois seus capangas, mal pagos, põem-se a serviço de seu maior inimigo, Major Consilva. A mulher e a filha vão embora com Ovídio Moura, que quer Dionóra por companheira.

Nhô Augusto vai até a fazenda do Major para se vingar, mas seus ex-capangas o espancam, marcam sua nádega direita com o ferro quente de marcar o gado do Major e o jogam numa valeta crendo que ele já estava morto. Augusto Matraga, moribundo, é socorrido por um casal de pretos, que consegue o milagre de fazê-lo sobreviver aos ferimentos.

Quando se recupera, Augusto vai para longe com o casal, tentando acertar o passo de sua vida, perdida e desregrada. Passa, então, um período de ascese, em que busca o sofrimento como forma de purgar os pecados. Num lugarejo bem afastado trabalha duramente de manhã à noite, é manso servidor para todo mundo, reza e se arrepende de sua vida anterior. De homem boêmio e violento, que maltratava a mulher, a filha e todas as pessoas que o rodeavam, Augusto Matraga transforma-se num penitente, num pecador em busca de ascese, da conversão ao mundo de Deus.

Um dia, passa o bando do destemido jagunço Joãozinho Bem- Bem, que é hospedado por Matraga com grande dedicação. Quando o chefe dos jagunços lhe faz a proposta de integrar-se à tropa e receber ajuda deles, Matraga vence a tentação e recusa. Quer ir para o céu, "nem que seja a porrete", e sonha com um "Deus valentão".

Depois de se dedicar durante muito tempo ao trabalho, sem conforto ou diversão, Augusto decide voltar, ao saber que a mulher estava feliz com Ovídio, mas a filha havia se prostituído.

Na viagem, reencontra o chefe jagunço Joãozinho Bem-Bem, que havia hospedado em sua casa, e com quem fizera amizade.

Mas Augusto e o chefe jagunço se desentendem, pois este queria vingar a morte de um capanga e, na ausência do assassino, pretendia matar alguém de sua família. Matraga acha isso injusto e enfrenta o “parente” Joãozinho Bem-Bem.

No final do conto, ambos morrem, mas Augusto tem a sensação do dever cumprido: sua hora e sua vez haviam chegado.

Trecho do diálogo entre o padre e Nhô Augusto, quando este resolve buscar a absolvição de seus pecados:
“- Você nunca trabalhou, não é? Pois, agora, por diante, cada dia de Deus você deve trabalhar por três, e ajudar os outros, sempre que puder. Modere esse mau gênio: faça de conta que ele é um potro bravo, e que você é mais mandante do que ele... Peça a Deus assim, com seta jaculatória: “Jesus, manso e humilde de coração, fazei seu coração semelhante ao vosso...”(...) Reze e trabalhe, fazendo de conta que esta vida é um dia de capina com sol quente, que às vezes custa muito pedaço bom de alegria... Cada um tem a sua hora e a sua vez: você há de ter a sua.
- Eu vou p’ra o céu, e vou mesmo, por bem ou por mal!... E a minha vez há de chegar... P’ra o céu eu vou, nem que seja a porrete!...”

Augusto Esteves, Nhô Augusto e Augusto Matraga são os passos da travessia de um homem ao encontro de seu destino – buscado e construído na dor, mas também na alegria, no encontro com o sagrado e no desfrute dos prazeres mundanos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Aloisio Batistuta,esses resumos e comentarios sao muito interessantes e extraordinariamente importante para meu bom desempenho na federal, mais aqui vai uma pergunta- será q vossa excelencia nao poderia ou saberia me indicar as seguintes obras:A educaçao da pedra; sagarana( os contos sao o burrinho pedrês e sagarana) q sejam assim porretas iguais os teus resumos e comentarios.

achei lecal bagarai, sua aula aqui no soma de paraisos artificiais, ate viria aqui amanha( no caso domingo-dia q vc vai explicar obras da puc) mais eu nao irei fazer puc.

desde já, agradecido

qualquer nota ou informaçao
aqui esta o meu email
fredthecara@hotmail.com

Anônimo disse...

"Vossa Excelencia", vc eh uma retardada ou oq? chamar um retardado desse de vossa excelencia? tudo q ele fez foi copiar o texto da internet, nem deve ter lido o texto todo. Vc eh mais burra ainda, vai ler o livro na íntegra, tomara que vc se foda no vestibular vadia.